A estimativa para 2017, segundo a ABERC, é de R$17.3 bi em faturamento e 10.3 milhões de refeições entregues por dia
Por muitos anos a influência da alimentação dos funcionários na produtividade e no lucro das empresas não foi
considerada. Mas o cenário está mudando a cada dia! Uma pesquisa feita pela HERO, organização que faz
estudos sobre locais de trabalho, confirmou o que empresas preocupadas com o bem estar de seus
colaboradores já percebiam: funcionários bem alimentados trazem mais resultados. E aqueles que consomem
cinco ou mais porções de frutas ou vegetais pelo menos quatro vezes por semana, por exemplo, são 20% mais
propensos a serem mais produtivos.
Com este panorama, empresas têm investido cada vez mais para que os colaboradores não saiam durante o
horário de almoço e façam suas refeições ali mesmo, evitando atrasos, deslocamento, as tentações dos Fast
Foods. Aliás, segundo pesquisa da EAE Business School, somos o país que mais gasta em Fast Food na
América Latina, perdendo apenas para o Japão e Estados Unidos.
Um mercado que cresce a passos largos
Em 2016 o setor de refeições coletivas faturou R$16.9 bilhões e a estimativa para 2017, segundo a Associação
Brasileira das Empresas de Refeições Coletivas, é de R$17.3 bilhões em faturamento e 10.3 milhões de
refeições entregues diariamente. Além do aumento da produtividade, a empresa que investe no modelo de
terceirização da alimentação para seus colaboradores, colhe outros benefícios ao oferecer refeições de
qualidade: aumento da integração e vínculo entre funcionário e empresa, a redução do absenteísmo (atrasos e
faltas), além de um incentivo fiscal de até 4% no imposto de renda devido e a isenção de encargos sociais sobre
o valor da alimentação fornecida no PAT – Programa de Alimentação do Trabalhador.
Uma das empresas especializadas na administração de restaurantes corporativos que mais está crescendo no
setor é a Risotolândia Restaurantes Corporativos, que faz parte de um grupo com 4.7 mil colaboradores. Todos
os dias, eles produzem mais de 550 mil refeições no Paraná, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio
de Janeiro e Minas Gerais.
Com um time de nutricionistas especializadas, o trabalho da Risotolândia nas empresas clientes começa na
elaboração do cardápio personalizado, voltado ao perfil dos funcionários, passando pela montagem da estrutura
do restaurante, até manutenção predial e palestras à orientação nutricional dos funcionários. Primeira empresa
do setor na América Latina certificada pela HACCP, a Risotolândia ainda se destaca pelo serviço diferenciado.
“O cliente pode personalizar seu cardápio e oferecer carnes grelhadas na hora, por exemplo. Ou também, ter um
cardápio temático todos os dias da semana, com itens brasileiríssimos e também de gastronomia internacional,
afinal de contas, comida saudável existe em todos os lugares do mundo”, explica Carlos Humberto de Souza,
Diretor Presidente do Grupo Risotolândia.
A empresa, que fatura anualmente 330 milhões, trabalha fortemente para tornar acessível a alimentação
saudável a todos esses colaboradores das empresas atendidas, já que estas refeições não estão entre as
opções mais baratas do mercado. “Comer saudável na rua não é barato e este é um dos grandes problemas do
Brasil. Muitas pessoas acabam comendo mal por falta de opções saudáveis acessíveis. E é nisso que estamos
trabalhando fortemente, impulsionando o crescimento deste mercado”, complementa Souza.
A Risotolândia ainda é responsável por fornecer e instalar todos os equipamentos necessários para a montagem
do restaurante corporativo, além de disponibilizar profissionais treinados para atendimento, cozinha, limpeza e
manutenção. “Garantimos todas as melhorias programadas. A cada dois anos, o restaurante ou a cozinha
ganham uma cara nova! Para isso nosso time conta com uma técnica de edificações e uma designer de
interiores à disposição para realizar os projetos”, finaliza Souza.