Maior do sul do Brasil em refeições coletivas, grupo tem 4.7 mil colaboradores e produz todos os dias 550 mil refeições para seis estados do país
Se você ainda não comeu as refeições da Risotolândia, provavelmente conhece alguém que já, não é mesmo? A empresa é de origem familiar e começou sua história com um pequeno restaurante italiano no bairro do Xaxim, em Curitiba, no ano de 1953 e no próximo dia 28 de agosto completará 65 anos, comemorando a liderança do mercado de refeições coletivas do sul do Brasil e a 4ª posição no ranking nacional das gigantes do setor.
Localizado em Araucária (PR) e com unidades e pontos de atendimento em SC, RS, RJ, SP e MG, o grupo – hoje com 4.7 mil colaboradores e uma produção diária de mais de 550 mil refeições – atende os setores público e privado, tendo como missão oferecer refeições saudáveis, seguras e saborosas aos brasileiros durante todas as fases de sua vida. Isso porque o atendimento da empresa começa nas creches e escolas, passa por empresas, obras e também hospitais, a mais recente modalidade de atendimento da empresa.
“Nossa estrutura, know how, proximidade com o cliente e atendimento personalizado nos permite criar soluções diferenciadas para cada perfil de consumidor/cliente. Percebemos a cada dia uma crescente busca por esse serviço, afinal de contas a alimentação é mais do que saúde, ela representa qualidade de vida, melhor desenvolvimento e produtividade”, diz o Diretor Presidente do Grupo, Carlos Humberto de Souza.
Pesquisas apontam que colaboradores bem alimentados tendem a ser mais produtivos e motivados, além disso, vários estudos relacionam a ingestão frequente de nutrientes e vitaminas presentes nas verduras, frutas e outros vegetais com o aumento da sensação de felicidade.
Para Souza, além do aumento da produtividade, a empresa que investe no modelo terceirizado de alimentação colhe outros benefícios ao oferecer uma alimentação saudável para seus colaboradores, como o aumento da integração e vínculo entre o funcionário e a empresa, fato comprovado pela experiência do próprio Grupo que mantém em seu quadro colaboradores com mais de 35 anos de casa. “O segredo para uma comida gostosa e nutritiva de verdade está nas mãos de quem prepara. Muita coisa mudou durante os 65 anos de existência. Investimentos em tecnologias, automatizamos alguns processos, mas o trabalho manual sempre será parte da receita do nosso sucesso. É por isso que valorizamos quem faz parte da nossa família, promovendo treinamentos constantes, investindo na qualificação profissional e, principalmente, reconhecendo o trabalho e a dedicação daqueles que nos ajudaram a chegar até aqui”, completa Carlos Humberto.
Um dos projetos de destaque do Grupo é a Universidade Corporativa da Risotolândia, na qual os colaboradores têm acesso a uma plataforma inteiramente online com cursos completos, vídeo aulas, dicas, entrevistas e outras ferramentas para formação e desenvolvimento. “Nosso time pode acessar os conteúdos de qualquer lugar e a qualquer momento, de forma dinâmica e rápida. Temos uma alta adesão de colaboradores, inclusive já com case de uma auxiliar de cozinha que se formou cozinheira”, explica a gerente de RH da Risotolândia, Kamille Dantas.
Para os próximos anos, segundo o Diretor Presidente do Grupo, o foco do Grupo Risotolândia é a expansão dos negócios, principalmente para o mercado privado. Dados da ABERC – Associação Brasileira de Refeições Coletivas, apontam que em 2018 o setor deve faturar cerca de R$ 19.3 bilhões. “O maior desafio das empresas de refeições coletivas não é o de fornecer a alimentação. Essa é a nossa obrigação! Queremos crescer, ganhar novos mercados e oferecer serviços diferenciados, colocando sempre em primeiro lugar os benefícios de uma alimentação saudável, gostosa e segura à saúde, desenvolvimento e, principalmente, à qualidade de vida dos consumidores”, finaliza Carlos Humberto.