Empresas ganham em produtividade e resultados ao premiar colaboradores com ideias criativas

 

Fábrica de Ideias, projeto do Grupo Risotolândia, oferece gratificações que vão de R$200 a R$1000 para quem der as melhores sugestões

Você já teve aquela ideia genial que não foi ouvida pelo seu chefe? Quem já passou por isso sabe como pode ser frustrante e, até mesmo, impactar significativamente a produtividade e motivação das equipes. Afinal de contas, se um talento não se sente ouvido, não faz sentido continuar dando o seu melhor para que a empresa cresça, não é mesmo?

Segundo um artigo do GPTW – Great Place to Work, um ambiente de trabalho que estimula a confiança é essencial para que uma organização se destaque como uma das melhores para se trabalhar. É o caso do Grupo Risotolândia, maior empresa de refeições coletivas do Sul do país, que foi apontada, por duas vezes consecutivas, como uma das dez melhores para se trabalhar no Paraná pelo GPTW.

Dentre os vários estímulos que o Grupo oferece para motivar o sentimento de pertencimento dos colaboradores, está o projeto “Fábrica de Ideias”. Assim, não só as ideias de todos os colaboradores são ouvidas, como também premiadas. “É um apoio à inovação. Qualquer funcionário que esteja ativo na empresa pode participar, até mesmo estagiários e aprendizes”, conta Kamille Dantas, gerente de RH da Risotolândia.

As ideias são classificadas por um sistema de pontuação que avalia retornos financeiros, investimentos,
implantação, originalidade, execução, inovação e criatividade. As propostas com pontuação entre 10 e 19 pontos
recebem um prêmio de R$200. De 20 a 29 pontos, R$500 e acima de 30 pontos, R$1.000

Como funciona?

As ideias podem pertencer a três categorias: Financeiro, Novos produtos, Serviços e Modelos de Negócios e
Produtividade, Qualidade e Atendimento. O quesito Financeiro premia propostas com foco na melhoria de
processos, procedimentos e atividades que tenham como objetivo a diminuição de custos. Também se
enquadram novos produtos, serviços e modelos de negócios que possam agregar valor ao Grupo, melhorando os
resultados financeiros.

Já Sustentabilidade e Qualidade de Vida engloba sugestões que propõem melhorias para os âmbitos social e
ambiental de sustentabilidade, como a otimização de recursos naturais ou redução do desperdício e a relação
com as comunidades e públicos envolvidos. Assim como se enquadram ideias voltadas à saúde e segurança do
trabalho.

Por fim, a categoria Produtividade, Qualidade e Atendimento contempla ideias que buscam melhorias em
processos, procedimentos e atividades para aumentar a produtividade, qualidade, satisfação dos clientes e/ou
segurança dos alimentos, além de obter maior eficiência operacional. Da mesma forma se enquadram melhorias
para o atendimento ao cliente, tanto interno como externo, desde que possam ser mensuradas.

Sobre o Grupo
O Grupo Risotolândia está há quase 65 anos no mercado de refeições coletivas, sendo o maior do sul do Brasil
nesse segmento. Com mais de 4.7 mil colaboradores, produz diariamente mais de 550 mil refeições nos seis

estados em que atua: PR, SC, RS, RJ, SP e MG. Além de atender o segmento de alimentação escolar com sua
marca Risotolândia Serviços Inteligentes de Alimentação, também está em expansão no mercado privado com a
marca Risotolândia Restaurantes Corporativos, para atender empresas com soluções personalizadas de
alimentação, além da Risotolândia Saúde, marca mais nova do grupo que nasceu para terceirizar a refeição
dentro de hospitais.

About Caroline Augusta De Andrade Michel Leite Ferreira

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